Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Primeira Era (First Era)

Capítulo XIV: A Primeira Era (First Era)
De forma geral, marcou o desenvolvimento das raças em Tamriel e os primeiros conflitos internos. Aqui estão apenas os fatos mais importantes dessa época.

Primeiro Século
1E 1 - A Dinastia Camoran é fundada pelo rei Eplear.
A dinastia Camoran de Valenwood é fundada pelo rei Eplear.
Os Ayleids de Cyrodiil usam este reino recém-formado como um tampão a influência de Alinor (Summerset Isle) unido. A Torre de Ouro Branco torna-se uma cidade-estado independente, eo coração do Império Ayleid.

1E 20 - A Ordem Psijic aparece pela primeira vez na história.
O sábio Breton Voernet escreve sobre sua viagem para a Ilha de Artaeum para se reunir com Iachesis, o mestre de ritual dos Psijics, os conselheiros dos reis e protetores do "Elder Way".

Segundo Século
1E 113 - Nascimento de Harald.
Mais tarde, a ser o Grande Rei Harald, o lendário primeiro governante da história dos Nords que estabeleceu Skyrim como um reino independente.

Terceiro Século
1E 240 - As conquistas Skyrim
De 1E 222-272, o Primeiro Império dos Nords (First Empire of the Nords) se expande através de Morrowind e High Rock. Algumas fontes interpretam as conquistas de Skyrim terem ocrrido a partir de 1E 240 a 1E 415.

1E 242 - A Rebelião Escrava Alessian irrompe em Cyrodiil.
Alessia, também conhecida como a Rainha Assassina (Slave Queen Alessia), lidera os escravos predominantemente humanos contra o Império Ayleid com a ajuda dos Nords e alguns governantes rebeldes. Eles finalmente conquistam toda Cyrodiil.

1E 243 - Tomada de Torre do Ouro Branco.
Torre do Ouro Branco finalmente cai nas mãos dos rebeldes, marcando o fim da supremacia Ayleid em Cyrodiil, e Slave Queen Alessia funda o Império Alessian. Os Ayleds restantes que se opunham a Alessia buscam refúgio com a Dinastia Camoran de Valenwood e os Direnni de High Rock, enquanto os Ayleids rebeldes que se aliaram com Alessia continuam a governar partes de Cyrodiil como vassalos da nova imperatriz. Alguns famosos heróis humanos são Morihaus, que lidera o ataque a Torre do Ouro Branco e Pelinal Whitestrake, que sozinho, derrota diversos dos reis Ayleid, inclusive o semideus campeão Umaril, o Despenado.
De 1E 243-498, o novo reino de seres humanos, sob o governo de Imperatriz Alessia e seus descendentes, prospera e regra os reinos mais próximos de Colovia. Eles constroem uma forte identidade nacional que gradualmente se torna mais unida. A Imperatriz Alessia cria a nova religião dos Oito Divinos, fundindo os panteões dos Nords e tribos Cyrodiílicas.

1E 246 - A cidade Daggerfall é fundada.
A metade norte da Illiac Bay, incluindo a atual província de High Rock, foi conquistada pelos invasores nórdicos, que trouxeram uma espécie grosseira de civilização com eles. Um dos primeiros atos civilizados os Nords realizadas foi um censo - o Livro da Vida. Listado na página 933 está escrito: "sul dos pântanos, a oeste das colinas e no leste do mar é chamado Daggerfall: 110 homens, 93 mulheres, 13 crianças com menos de 8 anos de idade, 58 vacas, sete touros, 63 galinhas, 11 galos e 38 porcos vivem aqui."

1E 266 - Imperatriz Alessia morre.
Akatosh (ou Shezarr na forma de Pelinal) chega à Torre de Ouro Branco na Cidade Imperial e transforma Alessia no primeiro dos santos Cyrodiílicos. Assim, Imperatriz Alessia se torna a primeira jóia no Amulet of Kings. Este é o início da aliança entre o Imperials e Akatosh, que ajuda a proteger Tamriel de Oblivion.

Quarto Século
1E 355 - O crescimento do Clã Direnni
Clan Direnni, a única conhecida família governante de Highs Elven restante em terras humanas, reivindica o poder em High Rock através de manobras políticas e de várias maquinações.

1E 361 - As Doutrinas Alessian são aplicadas.
A Ordem Alessian torna-se o fator político dominante no Império Alessian, e as suas doutrinas são aplicadas em toda Cyrodiil e norte de Tamriel. As doutrinas impõem rigorosos ensinamentos religiosos do profeta Marukh, que supostamente recebendo visões do fantasma da Slave Queen Alessia, começa a questionar as regras élficas, pedindo a supressão de elementos élficos dentro do panteão dos Oito Divinos. A Ordem impõe rigorosos códigos de comportamento que impede a maioria das formas de entretenimento. Os Lordes Ayleid restantes, uma vez tolerada pelo Império Alessian, são suprimidos.

1E 369 - Rei Borgas morre.
Grande Rei Borgas de Winterhold é morto durante a Caçada Selvagem, começando a guerra de Skyrim para sucessão do trono em todo o Império Nord. O conflito cria instabilidade em todo o Império, levando à sua queda após a perda da maior parte das suas participações na província de Morrowind e High Rock. A guerra termina em 1E 420 com o Pacto de Chieftains.

1E 376 - Os imperadores Yokudan são derrubados.
Os princípios tradicionais do Império Yokudan são derrubados e apesar de cada imperador sucessivo continuar a ser uma figura importante, seus poderes são muito reduzidos. As pessoas vêem Redguards em guerra civil quase contínua durante mais de 300 anos entre senhores provinciais, monges, guerreiros e bandidos, todos lutando entre si por terras e poder, antes do aparecimento do herói Hunding.

Quinto Século
1E 416 - Os Nords são expulsos de Morrowind.
Os estados Chimer e Dwemer conduz os Nords para fora de Morrowind, que era chamada de Resdayn. Nerevar e Dumac se tornam líderes do Primeiro Conselho de Resdayn, e ela floresce sob sua liderança. Paz entre Chimers e Dwemers traz uma prosperidade sem precedentes para a região.
O clã Dwemer Rourken se rebelam contra esta aliança com o Chimer e se auto-exilam. Segundo a lenda, "o chefe Rourken jogou seu poderoso martelo Volendrung, através de Tamriel, prometendo levar seu clã para 'onde quer que ele caia." A terra onde eles chegaram foi assim chamada de Volenfell (isto é, Hammerfell).
Jurgen Windcaller continua sua "Meditação de Sete Anos", que culminou com a formação dos Greybeards.

1E 420 - Fim da Guerra de Skyrim pela sucessão.
A Guerra da Sucessão Skyrim termina com o Pacto de Chieftains. A guerra resultou em Skyrim perdendo o controle das outras províncias do norte de Tamriel e apesar de suas fronteiras mudarem ocasionalmente, eles nunca recuperam a sua influência anterior.
Olaf, o Caolho (Olaf One-Eye) é coroado Supremo Rei de Skyrim.

1E 482 - A Batalha de Glenumbria Moors
Foi a batalha entre a Ordem Alessian e os elfos Direnni de High Rock, sob o comando de Aiden Direnni. A Ordem foi derrotado pelos elfos, ao custo de grande parte do poder élfico em High Rock. O Supremo Rei Nord Hoag Merkiller é morto durante a batalha.
A província de Skyrim, sob governo do supremo Reui Wulfharth, submete-se a reintegração do tradicional panteão nórdico. Templos Alessian são destruídos e os seus sacerdtes buscam refúgio na Heartland.

1E 498 - poder élfico em High Rock termina.
Os elfos de High Rock, depois de perderem muito poder na Batalha de Glenumbria Moors contra a Ordem Alessian, finalmente são expulsos de High Rock quase 20 anos depois, terminando o chamado Último Período Ayleid.
[Editar] Sexto Século

1E 533 - Supremo Rei Ysmir Wulfharth morre.

Sétimo Século
1E 609 - Rei Thagore derrota Glenpoint.
Rei Thagore de Daggerfall derrota o exército de Glenpoint tornando-se a força econômica, cultural e militar proeminente no sul de High Rock. A posição do reino tem precariamente a mantido desde então.

1E 617 - Mansel Sesnit é assassinado.
Sesnit, o ditador militar dos Yokuda, é assassinado e um plebeu (Randic Torn) assume o governo. Ele iria governar por 120 anos.

1E 668 - A Guerra do Primeiro Conselho; Vvardenfell entra em erupção.
A primeira erupção do vulcão gigantesco de Morrowind. Ele vomita para o céu e esconde o sol durante um ano. O período é chamado de Morte do Sol.

Oitavo Século
1E 700 - Batalha de Red Mountain
A data aproximada da famosa batalha entre os Chimer e os Dwemer, liderada por Nerevar e Dumac Dwarfking, que conclui a Guerra do Primeiro Conselho. Ambos (Nerevar e Dumac) perecem. Estes eventos pavimentam o caminho para a formação do Tribunal Morrowind, que duraria até perto do final da Terceira Era.

1E 792 - Destruição de Yokuda.
Os bandos renegados de Ansei, chamados Hiradirge supostamente destroem toda a terra após de uma derrota.

Nono Século
1E 808 - Redguards chegam em Hammerfell.
Uma onda de guerreiros Yokudans, o Ra Gada, expulsa a raça bestial Nedic de Volenfell. Com o tempo, o nome de "Ra Gada" se corrompe em "Redguard" e estabelecem Hammerfell como sua terra natal. A raça refugiada escapa de Hammerfell e junta-se aos Orcs em Orsinium.

Décimo Século
1E 950 - Assalto à Orsinium começa.
A aniquilação de capitais de Orsinium começa graças ao esforço conjunto de Daggerfall, o novo reino de Sentinel e a extinta Ordem de Diagna. Houve um esforço constante ao longo de 30 anos para finalmente expulsar o Orcs.

1E 980 - Orsinium é derrotada.
A dispersão dos Orcs parte do sudeste de High Rock seguindo a rota do rio local para a Baía mais acessível. A pequena aldeia de Wayrest agora pode prosperar.

Século XI
1E 1033 - Alessians toma a pirataria no Black Marsh.
Imperatriz Hestra, farta de piratas escondidos nas profundezas de Black Marsh, pede a cabeça do mais famoso bandido (Red Bramman) como parte de uma campanha maior. Sua incursão forneceu algumas dos primeiros registros sobre a verdadeira cultura da terra dos Argonians.

Século XII
1E 1100 - O reino de Wayrest é fundada.
Após a derrota de Orsinium em 1E 980, o comércio de Wayrest cresceu rapidamente e é concedida a região o direito de ser chamado de um reino.

A Queda dos Dragões
A maior derrocada de dragões conhecida na história, às vezes chamada de Amanhecer do Oriente. Durou cerca de 1008 anos. A data de duração não é precisa, sendo considerada um "tempo eterno" e a partir exatamente de quando ela ocorre é desconhecida.

Século XXIII
1E 2260 - Thrassian Plague
Uma praga brutal devasta mais da metade da população de Tamriel, especialmente ao longo da costa ocidental próxima de Thras. A praga dos Sload são posteriormente derrotadas pela All Flags Navy.

Século XXIV
1E 2321 - Guerra da Justiça
A Guerra da Justiça é travada em Cyrodiil, o que traria o fim do Império Alessian.

Século XXVIII
1E 2703 - O problema Akaviri
Tsaescis de Akavir invadem uma área de Skyrim e Cyrodiil, estimulando Reman Cyrodiil a reunir o Colovian West e o Nibenean East. Cyrodiil está unida pela primeira vez em séculos. O exército unificado derrota os Akaviris no forte Pale Pass em Skyrim.

1E 2714 - Valenwood é conquistada pelo Segundo Império.
Depois de séculos de guerra implacável ao longo da fronteira com Cyrodiil e uma praga de Thras, a terra dos Bosmer finalmente cai no Segundo Império.

1E 2762 - Imperador Reman I morre.
O trono aparentemente passa a Dor Brazollus.

Século XXIX
1E 2811 - A Batalha de Argonia.
O último exército organizado de Argonians em Black Marsh é derrotado pelas forças do Segundo Império. Eles recuam para Helstrom, no centro impenetrável de Argonia onde os homens e mers não iriam os seguir. No ano seguinte, Black Marsh seria oficialmente incorporada no Segundo Império.

1E 2818 - Construção do Muro de Alduin é concluída.
Imperador Reman II chega à Sky Haven Temple e dedica oficialmente o Muro a Alduin e consagra o Selo de Sangue do templo.

1E 2837 - A província de Black Marsh é criada.
O Segundo Império consegue apreender uma grande parte dos pântanos de Argonia para criar a província de Black Marsh.

1E 2840 - Reman II declara guerra à Morrowind.
A guerra se arrasta por 80 anos.

1E 2851 - Reman II morre.
De acordo com a inscrição em seu túmulo em Sancre Tor, ele morre "na batalha contra os Elfos Negros".

1E 2877 - Reman III assume o trono.
Presumivelmente, outro imperador ou possivelmente um regente governou após a morte de Reman II, mas nenhuma informação sobre essa pessoa existe.

Século XXX
1E 2920 - O último ano da Primeira Era.
Imperador Reman Cyrodiil III e seu filho e herdeiro Juilek Cyrodiil são assassinados pela Morag Tong. Akaviri Potentate Versidue-Shaie assume o trono e declara o início da Segunda Era.
Mehrunes Dagon destrói Mournhold. Almalexia e Sotha Sil conseguem banir Mehrunes Dagon de volta para Oblivion.

Na imagem: O Muro de Alduin (Alduin's Wall).

Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos