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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Divindades Daédricas parte 4 - Hermaeus Mora

Hermaeus Mora é o príncipe Daédrico cuja esfera é a vidência do destino (passado e futuro), leitura das estrelas e dos céus, do conhecimento e da memória. Seu nome é também escrito como Hoermius Mora, Hormaius Mora, ou Herma-Mora. Também é chamado de Príncipe do Destino (Prince of Fate), Senhor dos Segredos (Lord of Secrets) e Demônio do Conhecimento (Demon of Knowledge).

Ele é vagamente relacionado com as origens da Morag Tong assim como sua irmã, Mephala. Ao contrário da maioria dos Príncipes Daedras, Hermaeus Mora não assumiu uma forma humanóide, tornando-se uma massa verde grotesca com tentáculos e garras ou um vórtice roxo e preto, conhecido como o Abismo Miserável (Wretched Abyss). Seus servos incluem Seekers e Lurkers. Seus inimigos são Ebonarm e Vaermina e sua invocação é dia 5 de Primeira Semente.


Herma-Mora era um antigo demônio de Atmora que quase seduziu os Nords a se tornarem Aldmers. Também em alguns mitos Atmoranos, ele é conhecido como o Homem da Floresta (Woodland Man), que pega aldeões perdidos pelos bosques. Seu segundo nome (Mora) é uma palavra que se refere a madeira, floresta ou árvore(s) em élfico. A maioria dos mitos de Ysgramor são relacionados a escapar das artimanhas do velho Herma-Mora.

O santuário de Hermaeus Mora em Cyrodiil está localizado no fundo da Jerall Mountais, onde ele se dirige apenas para os mais dignos dos mortais de uma forma profunda, assustadora e quase complicada. Uma vez ele pediu ao campeão de Cyrodiil para trazer uma alma de cada raça até o santuário para que seus seguidores pudessem usá-las em rituais de exploração dos reinos da realidade (bem como o espaço e tempo) e ofereceu o Oghma Infinium como recompensa.

Durante as aventuras do último Dragonborn, Hermaeus Mora foi encontrado em uma busca realizada para o College of Winterhold, onde foi localizado um campeão de Hermaeus Mora, Septimus Signus. Septimus solicitou que o último Dragonborn levasse uma amostra de sangue de cada uma das raças de elfos a fim de recriar o sangue equivalente ao dos Dwemer e, assim, abrir o cofre Dwemer em que estava trabalhando. Hermaeus Mora em seguida, se comunicou com o último Dragonborn diretamente, dizendo que se ele cumprisse o pedido de Septimus tomaria o seu lugar como campeão do Daedra e seria bem recompensado. The Last Dragonborn fez o solicitado e foi premiado com o conhecimento do Oghma Infinium, contido no cofre. Outro campeão seria substituído e o Oghma Infinium foi apenas o começo.

[Spoiler da DLC Dragonborn]
Mais tarde foi revelado que Miraak, o primeiro Dragonborn, aprendeu os poderes secretos de Hermaeus Mora em troca de uma vida de servidão em Apocrypha (o plano de Oblivion de Hermaeus). Devido ao retorno dos dragões, no entanto, Miraak abandonou seu mestre e decidiu voltar a Tamriel por meio de Solstheim. Então ele levanta um exército de seitas, tenta matar o recente Dragonborn e enfeitiça grande parte da população de Solstheim, forçando-os a construir estruturas sobrenaturais em torno das All-Maker Stones (que seriam usadas para aumentar o seu poder e proporcionar um canal para seu retorno). O último Dragonborn identificou as atividades de Miraak e no seu templo encontrou o Livro Negro, um artefato de Hermaeus Mora. The Last Dragonborn destruiu a influência de Miraak na ilha e entrou em Apocrypha através dos Livros Negros, encontrando-se com Hermaeus Mora.
Mora disse que estava ficando cansado de usar Miraak como um servo e ofereceu-lhe o grito de dragão que ensinou para Miraak em troca de trazer-lhe um importante conhecimento. Este conhecimento foi as antigas tradições religiosas e poderes de Skaal, local que fielmente seguiu Mora por gerações. O Dragonborn teve que convencer o líder espiritual de Skaal, Storn Crag-Strider para dar o conhecimento (o que o matou, uma vez que foi removido de seu corpo).
Com sua parte no trato cumprida, o último Dragonborn ganhou o novo grito de Mora e voltou para Apocrypha para enfrentar Miraak. Após derrotá-lo, Mora apareceu novamente e expressou sua decepção com Miraak matando-o e transferindo o seu status de campeão para o último Dragonborn.

Oghma Infinium
O Oghma Infinium é um antigo tomo de conhecimento e um artefato de grande poder. Ele foi escrito por Xarxes, escriba de Auri-El, o qual havia sido concedido o conhecimento de Hermaeus Mora, e este por sua vez, deu o mesmo conhecimento para Mehrunes Dagon que usou Xarxes para escrever Xarxes Mysterium (ou seja, ambos os tomos são parecidos porém em linguagens diferentes e logicamente o Oghma pode transmitir seu poder Daédrico). O nome do volume vem de Oghma, a esposa de Xarxes, a qual homenageou por conta dos bons momentosque viveram.

O conhecimento do livro permite o leitor acessar a energia do artefato, que pode ser manipulada para atingir habilidades próximas a de um deus. Os Caminhos do Ferro, da Sombra e do Espírito (Path of Steel, Path of Shadow e Path of Spirit) são as três seções principais do tomo. Uma vez que o Oghma Infinium é usado, ele desaparece da posse de seu dono.

O volume foi descoberto durante o Simulacro Imperial (Imperial Simulacrum) pelo Campeão Eterno (Eternal Champion), apesar de relatos conflitantes colocar a sua descoberta em Skyrim ou Elsweyr. Pouco antes dos acontecimentos da Warp in the West, um agente desconhecido dos Blades na área da Illiac Bay foi enviado por Hermaeus Mora para assassinar um nobre que havia desagradado o príncipe. Em troca, Mora prometeu o Oghma Infinium, que estava na posse de um de seus adoradores. O agente conseguiu matá-lo e lhe foi concedido o tomo.

Em 3E 433, Mora ofereceu novamente o tomo como uma recompensa, desta vez para o Campeão de Cyrodiil. Mora convocou o campeão em seu santuário nas montanhas Jerall (fronteira com o Skyrim) depois de ver como o campeão foi capaz de lidar com os outros príncipes Oblivion. Mora ordenou o Campeão a coletar as almas das dez principais raças de Tamriel, que foram necessárias a seus seguidores para realizar uma adivinhação. O campeão conseguiu e foi dado o livro.

Algum tempo depois dos acontecimentos da Terceira Era, o volume foi selado dentro de um antigo cofre Dwemer para que seu perigoso conhecimento não mais fosse compartilhado com os mortais. O cofre, localizado em uma pequena caverna nas camadas de gelo da costa nordeste de Skyrim, era enorme em tamanho e aparentemente maior no interior do que fisicamente possível. Ele só pode ser aberto com sangue dos Dwemer.
Isso deixou Mora descontente e então manipulou Septimus Signus, encarregando-o de abrir o cofre. Signus acreditava que o cofre continha o coração de Lorkhan, embora a sua manifestação física foi destruída em 427 3E pelo Nerevarine. Signus achava que seria necessário o conhecimento de um Elder Scroll para encontrar um meio de abrir o cofre, portanto se tornou um especialista em Elder Scrolls. Quando o último Dragonborn veio à procura de um Elder Scroll por volta da 4E 201, Signus apontou-o o Blackreach.
O Dragonborn encontrou o Elder Scroll dentro da Torre de Mzark e inscreveu seu conhecimento em um léxico Dwemer em branco. Signus então descobriu que era necessário o sangue Dwemer, mas como os Dwemer foram todos extintos, Signus teorizou que poderia sintetizá-lo com o sangue de todos os elfos sobreviventes para enganar o bloqueio. Hermaeus Mora então, apareceu para o Dragonborn na forma do Abismo Miserável (Wretched Abyss) e revelou que Signus já não tinha valor devido a sua mente fragmentada e enlouquecida. O Dragonborn recuperou as amostras de sangue Altmer, Bosmer, Dunmer, Falmer e Orc e Signus conseguiu abrir a fechadura para só então descobrir que ele continha o Oghma Infinium. Ele foi transformado em pó tentando lê-lo e o Dragonborn foi contactado por Mora, que ficou satisfeito de que seu conhecimento será novamente colocado em uso permitindo que ele lesse o tomo.

Apocrypha
Apócrifos (Apocrypha) é um reino de Oblivion criado e governado por Hermaeus Mora, o príncipe Daédrico do Conhecimento e Destino. É constituída por uma infinita biblioteca de livros com capa negra, onde todo o conhecimento pode ser encontrado. O reino é assombrado pelos fantasmas dos mortais que buscaram o conhecimento incansavelmente. Pilhas de livros formam labirintos e pilares em espiral que podem chegar tão alto a ponto de tocarem o céu verde. Ruínas intrincadas e esculturas monstruosas podem ser encontradas entre as pilhas.
O plano é coberto por um mar de águas turvas, ácidas e que agitam tentáculos. Hermaeus Mora detém uma onipresença por todo reino. Algumas áreas são preenchidas pela escuridão e pode matar qualquer um que entrar nela. Páginas descartadas e tomos flutuantes preenchem o ar e completa a paisagem.

Apocrypha é habitada pelos daedras Seekers, que guardam o conhecimento proibido, banindo inimigos com ataques de som. Os daedras Lurkers habitam as águas ácidas, surgindo das profundezas para atacar os invasores. Lurkers são tentáculos desencarnados escondidos nas águas e pendurados no céu, chicoteando qualquer um que passa próximo a eles.

Fora os teleportes mágicos, mortais normalmente são introduzidos em Apocrypha através da leitura dos Black Books, tomos de conhecimento proibidos espalhados por Tamriel. Ao ler estes livros, parte do corpo do leitor permanece no Mundus amarrado à sua força vital. A maioria dos mortais que lêem os Livros Negros enlouquecem, mas aqueles que viajam com sucesso através deles é concedida a oportunidade de descobrir conhecimentos poderosos. Morrer em Apocrypha após ler um Livro Negro simplesmente expulsa o leitor de volta para Tamriel.

Após desobedecer seu mestre dragão na Merethic Era, Miraak se tornou um campeão de Hermaeus Mora e foi para Apocrypha com os seus servos. O famoso mago Morian Zenas desapareceu em Apocrypha durante suas viagens através do Oblivion.


Fontes in-game:
The Book of Daedra
On Oblivion
Varieties of Faith in the Empire
The Doors of Oblivion

Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos