Ele é o deus dos enterros e ritos fúnebres e às vezes também é relacionado às estações do ano. Seus sacerdotes são adversários ferrenhos da necromancia e todas as formas de mortos-vivos.Presume-se que Arkay não existia antes da criação do mundo, portanto não sendo enganado por Lorkhan. Devido a esse fato ele é às vezes chamado de Deus dos Mortais (Mortal's God).
O livro "Ark'ay, O Deus do Nascimento e Morte" conta a mais plausível história de Arkay. Conta que era um comerciante que possuía imensa paixão pelo conhecimento. Um dia, ele encontrou um livro escrito numa língua estranha e passou anos e anos tentando decifrá-lo, ignorando tudo e todos ao seu redor e se exilando. Até que então, Arkay percebeu que o livro explicava segredos sobre a vida e a própria morte, mas a esta altura já estava nas últimas, afligido por uma praga incurável. Orando para Mara como último recurso, Arkay pediu mais tempo para terminar de interpretar o livro. Mara então deu-lhe opções de escolha: morrer agora e não terminar de decifrar o livro ou tornar-se um deus responsável por manter o equilíbrio entre morte e vida no universo. A alternativa foi tornar-se um deus, o que sugere que Arkay foi um dos primeiros espíritos a "cristalizar-se" após o início dos tempos.
Arkay criou a Espada do Cruzador (Sword of the Crusader) para Pelinal Whitestrake para ajudá-lo a derrotar Umaril, Despenado (Umaril the Unfeathered).
A Ordem de Arkay possui templos em Sentinel, Ilessan Hills, Shalgora, The Dragontail Mountains e um único templo na região de Orsinium.
Fontes in-game:
Ark'ay, the God of Birth and Death
Varieties of Faith in the Empire
Arkay the Enemy
The Monomyth
Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos