Pages

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Merethic Era - Povoamento de Nirn

A Merethic Era foi, de forma geral, o período que marcou o desenvolvimento das raças e culturas de toda Nirn. Aqui vou expor como linha do tempo, uma vez que existem poucas datas relativas a esses tempos.

Cerca de ME 2500 (ano 2500 da Merethic Era)
-Data de construção da Torre de Adamantina (também conhecida por Torre Direnni, Ur-Tower e Ada-mantia) na Ilha Balfiera em High Rock, supostamente a mais antiga estrutura conhecida de Tamriel. Essa é a primeira data histórica em crônicas élficas.

Início da Merethic Era
-Aborígenes bestiais (ancestrais dos Khajiit, Argonian e outras raças-besta) vivem em comunidades que começam a desenvolver culturas próprias por toda Tamriel.



Primeira metade da Merethic Era
-Os Aldmer (Elfos) deixam o continente de Aldmeris (também conhecido como 'Velha Ehlnofey') por motivos desconhecidos e se estabelecem em Tamriel. As primeiras colônias são amplamente distribuídas ao longo de toda a costa de Tamriel. Os grupos se assentam principalmente em planícies férteis do sudoeste e centro de Tamriel. A sofisticada, alfabetizada, e tecnologicamente avançada cultura Aldmeri comandou as demais raças bestiais primitivas que moravam nas selvas, pântanos, montanhas e planícies.
-A Torre de Adamantina é redescoberta e tomada pelos Direnni, um clã Aldmeri proeminente e poderoso.
-A Torre Cristalina (Crystal Tower) é construída nas Ilhas Summerset e, mais tarde, a Torre de Ouro Branco, em Cyrodiil.
-Um dos exploradores Aldmeri (Torval, O Piloto), explora a geografia de Tamriel traçando rotas marítimas e mapeando o Rio Niben, localizado no sul de Tamriel. Ele navega para Cyrodiil, e toma as Oito Ilhas dos nativos. Mais tarde, os exploradores Aldmeri mapeiam as costas de Vvardenfell, construindo as torres mágicas da Primeira Era em Ald Redaynia, Bal Fell, Tel Aruhn e Tel Mora em Morrowind.
-Os Ayleids (Elfos Silvestres ou Wild Elves) florescem nas selvas circundantes da Torre de Ouro Branco (atual Cyrodiil). Esss elfos, também conhecidos como High Elves, preservaram as magias e a linguagem de Ehlnofey.

Última metade da Merethic Era
-Os Dwemer (ou Anões), um recluso clã élfico de pensamento livre e dedicado aos segredos da ciência, engenharia e alquimia, se estabelecem em comunidades subterrâneas nas montanhas (mais tarde conhecidas como Montanhas Velothi) que separam Skyrim de Resdayn/Morrowind.
-Os Chimer (ancestrais dos Dunmer modernos, ou Dark Elves/Elfos Negros), um clã dinâmico, ambicioso e longevo dedicados ao culto dos antepassados, seguiram Velothi, o Profeta (um Chimer que lecionou sobre Daedras e o julgamento entre "bom" e "mau") de pátrias ancestrais e se estabeleceram em terras hoje conhecidas como Morrowind. Desprezando a cultura secular e as práticas profanas dos Dwemer (também cobiçando as terras e os recursos deles), durante séculos os Chimer provocaram disputas territoriais e ataques aos pequenos. Trinimac (mais forte dos espíritos ancestrais) e seu povo (os Orsimer ou Pária Cultural) tentam deter Velothi e os Chimer na empreitada contra os Dwemer. No entanto, o Príncipe Daédrico Boethiah (que foi um dos idealizadores de toda essa intriga e da ganância dos Chimer) come Trinimac. O corpo e o espírito de Trinimac então apodrecem e ele surge como o Príncipe Daédrico Malacath. O resto de seu povo também é alterado e eles se tornam os atuais Orcs.

Final da Merethic Era
-Velothi e sua cultura desaparece nas Ilhas Vvardenfell. A cultura Velothi de Morrowind se transforma em culturas tribais, que, com o tempo, evolui para as modernas Grandes Casas (Great Houses), ou persiste como as tribos bárbaras Ashlander.
-As torres mágicas dos High Elves pelas encostas de Tamriel são abandonados nessa época.
-Os primeiros Nords migram de Atmora (também 'Altmora' ou 'Elder Woods') e se estabelecem ao norte de Tamriel. O herói nórdico Ysgramor, líder de uma grande frota de colonização de Tamriel, desenvolve uma escrita baseada em princípios élficos e se torna o primeiro historiador humano. Os elfos tentam expulsar os homens da nova terra durante o evento conhecido como Noite de Lágrimas (Night of Tears), mas Ysgramor logo os vence com o seu exército conhecido como Os Quinhentos (Five Hundred Companions).
-Cerca de 1E 660 (ano 660 da Primeira Era): um herói imortal, guerreiro, feiticeiro e rei conhecido como Pelinal Whitestrake, Harrald Breeks o Cabeludo (Harrald Hairy Breeks), Ysmir, Hans a Raposa (Hans, the Fox) entre outros nomes, marcha por Tamriel reunindo exércitos, conquistando terras e reinando para em seguida abandonar seus reinos e vagar novamente para a mesma finalidade. Isto marca o final da Merethic Era e início da Primeira Era (First Era).


Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos