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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os Planos e Cosmologia de Elder Scrolls

Aurbis: é o nome dado ao caos ou à totalidade, a partir do qual o cosmos foi criado por Anu e Padomay. Para todos os propósitos, é o universo, abrangendo o Void, o Oblivion, os reinos do Aetherius, Mundus e qualquer outro plano. A estrutura do Aurbis é conhecida como uma roda onde o Mundus é o centro, os espaços vazios dentro dela são os planos de Oblivion, os raios são os reinos de Aetherius e o além de tudo é o Vazio. Aurbis também é personificado como Akatosh, ou literalmente como ele ou simplesmente como a manifestação inicial, amorfa e caótica dele.



Aetherius (o Plano Imortal): acredita-se ser a origem de todas as artes mágicas e do poder arcano. As estrelas e o sol pertencem a esse plano e só podem ser vistos de Aetherius devido aos buracos feitos por Magnus e os et'Ada da Magna Ge na fuga do Mundus. É crença comum de que a alma de uma pessoa morta, uma vez que ela não está presa à terra, vai a Aetherius para continuar como um espírito. Aetherius, assim como Oblivion, consiste em diversos reinos indefiníveis que servem a propósitos diferentes. Para os Nords, o reino escolhido neste plano é chamado de "Sovngarde", o Salão do Valor (Hall of Honor). Aetherius é considerado por muitos como a casa dos espíritos Aedras, embora muito pouco se saiba desse plano (uma vez que viagens para lá com volta são extremamente raras).

Dreamsleeve: esté é um plano extremamente desconhecido. Pouquíssimas fontes o citam, mas sabe-se que se trata de um plano paralelo onde almas dos que não conseguem ir para Aetherius vão para serem ser recicladas e retornarem em alguma outra forma ao Mundus.

Void (O Vazio, A Escuridão): é o nome aplicado às dimensões exteriores aos planos conhecidos (Aetherius, Oblivion e Mundus) da Aurbis. Os irmãos Anu e Padomay vieram dO Vazio. De acordo com a Dark Brotherhood (Irmandade Sombria), quando Sithis/Padomay deseja alguém morto, sua alma vai para este plano depois da morte. Lendas dizem que as divindades que desejam criar um novo plano de existência deve inicialmente criar um espaço para ele nO Vazio. Os "Dezenove Vazios" é um termo com definição desconhecida, mas que pode estar relacionado a esta dimensão.

Oblivion: são os planos dimensionais lar de todos os Daedras. Cada plano dentro de Oblivion é governado por um príncipe (que nada mais são que os Daedras mais poderosos e proeminetes que surgiram do sangue de Padomay) e pode ter um nome específico. Cada plano é supostamente muito diferente dos demais na aparência, dependendo da natureza do príncipe que o governa. Eles podem variar de belo a desolado, alguns podem nem mesmo se assemelharem a um mundo como nós pensamos, contendo apenas poeira e fumaça, ou mudando constantemente. Oblivion é freqüentemente associada com formas de destruição (principalmente com o fogo) e é conhecida também como Inferno ou a casa de demônios. Esta imagem é apenas precisa para os planos de Lordes Daedras voltados à destruição, como Mehrunes Dagon e Molag Bal, pois Daedras na verdade não são demônios, apenas seres conscientes que fazem julgamentos (muitas vezes destrutivos) do que os cerca. Em um futuro capítulo explico cada Plano do Oblivion e seus Lordes mais detalhadamente.

Mundus: é o plano da existência que engloba Nirn, suas luas e os planetas Aedras. Para todos efeito, Mundus se refere a todos esses corpos celestes e o modo como flutuam no Oblivion. O Mundus é uma construção colaborativa criado por muitos seres divinos. Ela foi concebida pela primeira vez por Anu e Padomay mas somente Lorkham (fihlo de ambos) o realmente concebeu. Lorkham então convenceu outros et'Ada (exceto os afeiçoados a Padomay, isto é, os Daedras) para ajudá-lo na construção de Nirn e do Mundus. Destes et'Ada, Magnus tornou-se o arquiteto que elaborou os planos para Mundus. Alguns dos et'Ada deu partes de si na criação do Mundus. Estes tornaram-se os oito planetas (não incluindo Nirn), também sendo identificados como as Oito Divindades ou Aedras.
Logo após os planetas terem se formado, Magnus ficou revoltado com o que Mundus se tornou e assim partiu para Aetherius. Com sua passagem rasgando um buraco no Oblivion, foi possível ver o sol e passar a enerrgia mágica de Aetherius para esse plano. Outros et'Ada o seguiram e deixaram buracos menores, que se tornaram as estrelas. Alguns et'Ada não conseguiram escapar ou preferiram ficar em Nirn como espíritos. Estes et'Ada foram mudados para o Earthbones (Ehlnofey) ou simplesmente desperdiçadas em nada.
Após os acontecimentos da Dawn Era e punição de Lorkham (o coração atirado ao mar), Nirn fica impregnada com o espírito dele e "uma quantidade razoável de seu egoísmo", enquanto o seu cadáver fica flutuando sobre o novo planeta como as duas luas: Masser e Secunda.


Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos