Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Divindades primordiais - Anu, Padomay e Lorckham Anu

Anu (ou Anu, a Integridade/Anu the Everything) é uma das duas forças primitivas (sendo o outro Padomay). Anu está presente em diversas tradições sob diferentes nomes, como exemplo os Khajiits que se referem a ele como Ahnurr (sendo considerado a morada de Fadomai). Como já citei a história da criação do mundo no primeiro capítulo, não vou repetir a história de Anu durante a Dawn Era aqui. Anu é tipicamente descrito em termos femininos, porém há muitas referências que também a citam como masculino.
Há uma outra versão do mito de criação com a versão masculina de Anu onde ele se apaixona perdidamente por Nir (entidade gerada da junção de forças entre os dois irmãos). Padomay com ciúmes desse amor, mata Nir e esta dá à luz os doze mundos da Criação antes de morrer. Enquanto Padomay tenta destruir esses mundos recém-criados, Anu luta contra ele e salva a Criação, combinando o que restava em um planeta chamado Nirn. Na batalha contra Padomay o sangue de Anu derramado, torna-se as estrelas e o sangue misto dos dois irmãos se tornaram os Aedra. Quando Padomay volta para tentar mais uma vez destruir a Criação, Anu e A Criação se retiram do tempo.
Na tradição Altmer, Anu se personifica em Anuiel para que ele possa conhecer a si mesmo e a alma de Anuiel posteriormente ficou conhecida como Auri-El.



Padomay
Padomay, também chamado de As Trevas, Padhome ou Fadomai, é a representação da mudança e do caos. Muitas vezes é considerado a mesma entidade que Sithis. No mito de criação original, gerou junto com a irmã, Lorchkam e os et'Ada para dar margem à existência que já haviam idealizado: o planeta Nirn. No outro mito, Padomay se sentiu angustiado com o amor do irmão e Nir e a assassinou. No combate, o sangue de Padomay se tornou os Daedras. Mais tarde gerou Lorckham para se opor às forças Aédricas.
Culturas como a Redguard tratam Anu e Padomay como um único ser que deu origem à tudo.

Lorckham
O Deus Ausente (Missing God) Lorckham está presente em todas tradições Tamriélicas. É conhecido como Espírito de Nirn (Spirit of Nirn), na variação élfica como Lkhan ou O Batimento Profundo (Doom Drum), Lorkhaj a Besta Lunar (Lorkhaj the Moon Beast) em Elsweyr, Sep em Hammerfell, Sheor em High Rock, Shor em Skyrim e Shezarr em Cyrodiil. ele convenceu os et'Ada a darem de si próprios para criar Nirn e o Mundus, estando ele de fora e não ajudando (traços de malandragem herdado de seu pai, Padomay). Como punição após a criação do mundus, o corpo de Lorckham foi mutilado (gerando as luas de Nirn, Masser e Secunda) e seu coração (O Coração de Lorckham, um item lendário de Elder Scrolls) lançado no mar de Nirn, a impregnando com o "mal" que havia nele. Há versões que Lorckham tenha se submetido voluntariamente à situação por peso de consciência. É atribuído à Lorckham a causa das divergentes opiniões culturais de Tamriel, o que levou aos conflitos entre humanos e elfos (eventos conhecidos como As Perspectivas Élficas/The Sundering to Elves) e aos conflitos internos entre os Mer, levando cada uma das raças se distinguir drasticamente das outras.

Na imagem: Padomay/Sithis.


Fontes in-game:
The Anuad Paraphrased
The Monomyth
Words of Clan Mother Ahnissi
Varieties of Faith in the Empire
Akatosh Dichotomy
Before the Ages of Man
Spirit of Nirn, God of Mortals
Sithis
The Thirty-Six Lessons of Vivec
The Five Songs of King Wulfharth
Songs of the Return - Volume 7 - The Tale of the Jorrvaskr
Mysterious Akavir
Aedra and Daedra
The Lunar Lorkhan
The Arcturian Heresy
The Anticipations
The Song of Pelinal

Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos