Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Divindades Aédricas parte 5 - Stendarr e Zenithar Stendarr

Tem sido chamado de Deus da Misericórdia, Caridade e da Sorte Merecida (God of Mercy, Charity and Well-Earned Luck), assim como Deus da Justiça (God of Justice) e Stendarr, o Inabalável (Stendarr the Steadfast). Suas origens remontam a Stuhn, o nórdico Deus da Redenção e um dos thanes de Shor, mas que evoluiu para uma divindade de compaixão e símbolo de um governo justo, forte e misericordioso. Stendarr é a inspiração de governantes, o patrono da Legião Imperial e simboliza o conforto de um cidadão cumpridor da lei. Diz-se que Stendarr acompanhou Tiber Septim em seus últimos anos. Ele é popular entre Imperials, Altmers, Bosmers e Bretons.


Vigília de Stendarr
A Vigília de Stendarr é uma ordem de guerreiros que lutam em nome de Stendarr. Seus integrantes podem ser encontrados viajando por toda Tamriel com o empenho de aniquilar Daedras e quaisquer outras "abominações" (como vampiros, lobisomens e bruxas). A sede da Vigília fica em Skyrim (chamado Salão do Vigilante/Hall of the Vigilant), localizado ao sul de Dawnstar. Eles também se reúnem perto do Farol de Stendarr (Stendarr's Beacon) nO Rift. Os vigilantes em Skyrim são liderados por Guardiã Carcette.
A vigília tem laços estreitos com a Dawnguard. Não só as duas facções têm um foco similar, mas a Dawnguard recém-reformada foi iniciada por dois ex-membros da Vigília: Isran e Celann.
Durante os eventos da DLC Dawnguard, o Salão dos vigilantes é destruído por vampiros e a maioria de seus membros é assassinado. O Vigilante Adalvald e o Vigilante Tolan são dois dos poucos sobreviventes.
Vigilantes que não estiverem em combate vão curar qualquer doença que você tenha, se solicitado. Se você tem licantropia, eles não vão te atacar a menos que você aborde-os em forma de besta.

Zenithar
Considerado Deus do Trabalho e Comércio, também chamado de Provedor do Nosso Ease (Provider of our Ease). O Deus Comerciante (The Trader God) é freqüentemente visto como a mesma divindade do deus Bosmer, Z'en. Pelo Império, Zenithar é considerado um deus de comerciantes e semi nobres, sendo a divindade da riqueza, trabalho, comércio e comunicação.
Seus sacerdotes ensinam que o caminho para a paz e prosperidade é através do trabalho sério e lucro honesto, e não através de guerra, derramamento de sangue ou roubo. Zenithar também é visto como um deus guerreiro, mas que se reserva em tempos de paz.
É um dos deuses que mais mantém contato com o mundo mortal e que criou a Maça do Cruzador (Mace of the Crusader) para Pelinal Whitestrake para ajudá-lo a derrotar Umaril Unfeathered. O Nerevarine supostamente recebeu suas luvas: Zenithar's Warning e Zenithar's Wiles.
A bigorna de um ferreiro é o seu símbolo, o que representa o trabalho e a produção. Os templos dedicados a ele são chamados de Resoluções (Resolutions). Cultos de Zenithar são mais destacados em Leyawiin, Totambu e Kambria.


 Fontes in-game:
For My Gods and Emperor
Charwich-Koniinge Letters, Volume 1
Pocket Guide to the Empire, 1st Edition: Invocation
Varieties of Faith in the Empire
Guide to Cheydinhal
Pocket Guide to the Empire, 1st Edition: Hammerfell
The Ten Commands of the Nine Divines
King Edward, Part X
King Edward, Part VIII


Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos