Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Divindades Daédricas parte 2 - Boethiah

Boethiah (comumente chamado de Boethia) é o Príncipe Daédrico das fraudes, conspirações, tramas secretas, assassinatos, traições e derrubadas ilegais de autoridade. Boethiah também é conhecido como o Príncipe das Conspirações (Prince of Plots), Enganador das Nações (Deceiver of Nations), Rainha das Sombras (Queen of Shadows) e Deusa da Destruição (Goddess of Destruction). Boethiah ama competições e batalhas, e é descrito como um grande guerreiro de capa. Embora normalmente descrito como masculino, Boethiah ocasionalmente é referido como sendo feminino, embora tais distinções são irrelevantes entre os príncipes Oblivion.

Ele é o original deus ancestral dos elfos negros, sendo profetizado por Velothi. Através das "iluminações" de Velothi, os Chimers renunciaram todos os laços com os Aldmer e fundaram uma nova nação baseada nos princípios de Oblivion (fato este que levou à nomeclatura atual como Dunmer). O culto a Boethiah supostamente surgiu quando ele corrompeu o Aedra Trinimac (algumas histórias dizem que ele comeu Trinimac), assumindo sua forma e enganando Velothi com seus seguidores para adorá-lo. Todos os tipos de 'avanços' culturais dos Dark Elven são atribuídos a Boethiah.


Apesar dos tons negros de sua personalidade, Boethiah é considerado por alguns como um dos "bons" Daedras. Ele é aliado ao Templo de Stendarr e seu inimigo é Ebonarm. Ele pode ser invocado em Gauntlet (dia 2 do Ocaso Solar). Servos daédricos de Boethia são uma raça conhecida como Fome (Hunger), criaturas imundas condenadas a serem eternamente feitas apenas de ossos finos. Curiosamente, Hungers também são encontrados no reino de Sheogorath.

Cota de Ébano
Ou Ebony Mail, é um artefato Daédrico criado por Boethiah. Na aparência, ele se parece como uma armadura feita do minério de ébano ou muitas vezes simplesmente uma couraça. Ela é de tamanho médio e pesada. O artefato confere ao seu portador resistência ao fogo e ataques mágicos, proteção mágica de golpes físicos, movimentos silenciosos e a capacidade de envenenar inimigos que cheguem muito perto. O artefato foi criado antes mesmo de Boethiah existir oficialmente, mas é o Lorde Daedra sozinho quem determina quem deve possuir a cota e por quanto tempo.

O Ebony Mail foi descoberto em Black Marsh pelo Campeão Eterno (Eternal Champion) durante o Simulacro Imperial (Imperial Simulacrum). Um agente desconhecido dos Blades na área da Illiac Bay convocou Boethiah em busca de poder. No retorno para matar um mago de batalha que tinha contrariado o Príncipe, o Blade foi presenteado com a Ebony Mail de um adorador de Boethiah.
Após um tempo, durante os eventos de A Hipothetical Treachery, um grupo de aventureiros (Malvasian , Inzoliah , Dolcettus e Schiavas) recuperam o Ebony Mail da lendária Eldengrove de Valenwood. No final, somente Inzoliah resta vivo e vende o artefato ao rei de Silvenar.

Em 3E 427, o Nerevarine foi enviado a fazer uma peregrinação ao Monte Assarnibibi pelo Temple Tribunal, local onde Molag Bal supervisionou as noventa e nove amantes de Boethiah que deram à luz Almalexia. Ao completar a peregrinação, o Nerevarine recebeu o Ebony Mail e trouxe-a para Tholer Saryoni. Tholer não o aceitou dizendo que iria ser mais bem aproveitado pelo Nerevarine. O Nerevarine mais tarde o vendeu para Torasa Aram, que o colocou em exibição no Museu Mournhold de Artefatos.

Na 4E 201, Boethiah encarregou o último Dragonborn de assassinar o campeão anterior do príncipe e seu grupo de bandidos. O Dragonborn recuperou a Ebony Mail do cadáver e não se sabe mais do paradeiro do artefato.

Colide-medos
Colide-medos (Fearstruck) é um escudo criado por Boethiah. Pertencia a Lyrisius, um herói de Tamriel famoso por liderar o seu exército contra piratas Akaviri em sua terra natal. O escudo foi totalmente destruído na Primeira Era pelo sopro de fogo de um ancião que Lyrisius encontrou após seu exército ser derrotado. Não foi feita nenhuma outra referência ao escudo fora a dessa lenda.

Estigma de Ouro
O Estigma de Ouro (Goldbrand) é um artefato antigo que toma a forma de uma katana dourada. Ela foi criada pelos dragões do Norte. De acordo com as lendas, foi dado a um grande cavaleiro incubido a proteger seu povo dos dragões. A espada contém o poder de Boethiah e queima os que ele ataca. É dito que esta katana tem uma forma mais poderosa conhecida como Eltonbrand, que empresta sua resistência portador e confere maior habilidade no campo de batalha.

Em 3E 427, o Nerevarine descobriu o santuário afundado para Boethiah sob as ondas, a oeste do vilarejo de Hla Oad na região da Bitter Coast em Vvardenfell. O Daedra estava chateado que seu santuário estava em ruínas e ordenou a Nerevarine para erguer um novo santuário em troca do Goldbrand. Nerevarine então, financiou um escultor orc para criar o santuário de Khartag Point, um marco a noroeste de Gnaar Mok. Quando a estátua foi concluída, Boethiah o recompensou como prometido e mais tarde foi espalhado boatos que a espada se transformou em Eltonbrand.

Em 3E 433, o Campeão de Cyrodiil visitou o Attribution's Share e participou do Torneio dos Dez Sangues de Boethiah (Boethia's Tournament of Ten Bloods). Depois de derrotar todos os nove Daedras escolhidos em um combate mortal, Boethiah declarado o Campeão como seu escolhido e o presenteou com o Goldbrand.
Na 4E 175, o Goldbrand foi supostamente usado pelo imperador Tito Mede II na Batalha do Anel Vermelho contra o Aldmeri Dominion, embora isso nunca tenha sido confirmada oficialmente pelo governo imperial.

O Realm of Boethiah
The Realm of Boethia é um reino de Oblivion criado e governado por Boethiah. O reino é composto por um céu tempestuoso, ilhas vulcânicas, mares de lava, torres retorcidas e imensos jardins em labirinto. É por vezes mencionado como Atribuições Partilhadas (Attribution's Share) ou Monte da Serpente (Snake Mount).

Embora geralmente evitado por mortais, Boethiah usa o reino para sediar o Torneio dos Dez Sangues. Um campeão das dez principais raças de Tamriel são levados para o reino, onde participam de uma série de batalhas mortais um contra um. O vencedor irá ganhar um favor do príncipe e será chamado O Escolhido. O Goldbrand é muitas vezes oferecido ao vencedor.

Fontes in-game:
The Book of Daedra
The Anticipations
The Changed Ones
Boethiah's Proving
Boethiah's Glory
Invocation of Azura
The Reclamations: The Fall of the Tribunal and the Rise of the New Temple
Varieties of Faith in the Empire
On Oblivion
Darkest Darkness

Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos