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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Origem do Universo - Dawn Era

A Dawn Era (Era da Criação ou Era da Alvorada) foi um período que seguiu um caminho não-linear, tornando difícil montar um cronograma útil em termos mortais.
Tudo começa com Akatosh, que aparece do vazio na forma de Aurbis (que ao mesmo tempo é amorfo, ou seja, sem forma e caótico) e impõe uma existência do universo. Porém, junto à existência de Akatosh surgiram forças primordiais denominadas Padomay (também chamado de A Escuridão, Padhome, Fadomai, Sithis) e Anu (irmã de Padomay) que previram e geraram a criação de um novo tipo de divindade: um planeta chamado Nirn. Padomay e Anu representam forças opostas, porém são considerados em muitas culturas (principalmente a Redguard) como uma única força sem distinção. Fazendo uma comparação com nossas culturas seria como o Yin-Yang: um único símbolo para forças opostas.


Bem, prosseguindo: Nirn seria onde se cumpririam os desejos das divindades, servindo como uma construção que lhe permitiriam alcançar a Liberdade Total (denominada como Nu-Mantia).
Porém para ajudar na geração de Nirn, os irmãos geraram um filho (chamado Lorkham) e os et'Ada (espíritos divinos): Daedras do sangue de Padomay (também conhecidos como Sangue de Padomay) e os Aedras do sangue de Anu. Os irmãos concederam a cada um desses espíritos o dom da escolha entre "bem" e "mal", porém como os Aedras possuem sangue de Anu comumente são vistos como bem e os Daedras (pelo sangue de Sithis/Padomay) como mal.

Lorkhan então propõe às divindades (et'Ada) para doar parte deles e ajudar na criação. Porém, boa parte dos espíritos Daedras rejeitaram a proposta e decidiram criar mundos usando suas próprias divindades. Eles agora são conhecidos como os Príncipes de Oblivion e os mais proeminentes como Lordes Daedras. Quanto aos Aedras, o espírito Magnus se tornou o arquiteto do universo.
Daí portanto o Mundus (ou seja, o universo físico com todas suas esferas/planos) é consolidado, tendo como base Aurbis/Akatosh. A maioria dos seus criadores morrem ou ficam fracos por seus sacrifícios e existem hoje como sombras do que costumavam ser.

A nova terra se torna um lugar caótico onde o tempo não segue nenhum caminho claro e a criação é constante, seguindo uma espiral que faz com que os níveis de existência criem outros níveis menores de modo extremamente caótico. Isto resulta na destruição de muitos espíritos e na criação dos mortais.

Magnus e seus seguidores et'Ada (a Magna Ge) percebem a armadilha que é o Mundus e abandonam a sua criação. Eles fogem rasgando buracos no céu, em sua partida desesperada para Aetherius (o Plano Imortal).
Akatosh vê a essa "aramdilha", mas não foge. Em vez disso, ele se lança no Mundus e sua terra natal se torna a Ilha de Balfiera, em High Rock, onde atualmente há a Adamantine Tower (estrutura mais antiga do mundo). Sua presença faz com que todos os espíritos e formas caóticas de criação se cristalizem e o tempo torne-se linear e ordenado.

Akatosh após organizar tudo, chama um conselho de et'Ada (que se tornam as atuais divindades Aedras) e punem Lorkhan por não ter se sacrificado com os demais. Como castigo, o Aedra Trinimac (em lágrimas por punir o filho de seus criadores) arranca o coração de Lorkhan de seu peito, prende em uma flecha flamejante e atira ao mar, onde da terra pôde ser visto como um meteoro (meteoro esse que formou as Red Mountain e Vvardenfell).

O desenvolvimento dos mortais segue lento mas com caminhos compreensíveis. As diversas pessoas de Tamriel se tornaram os Mer (Elfos): Dwemers (Deep Ones), Chimers (Changed Ones), Bosmers (Green One ou Forest One), Altmers (Elder One ou High One) e Aldmers. As outras linhagem posteriores se tornaram as demais raças conhecidas.





Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins Depressivos 

Fontes in-game:
The Monomyth
The Annotated Anuad
The Thirty-Six Lessons of Vivec
Commentaries on the Mysterium Xarxes

The Book of the Dragonborn