A Dawn Era (Era da Criação ou Era da
Alvorada) foi um período que seguiu um caminho não-linear, tornando difícil
montar um cronograma útil em termos mortais.
Tudo começa com
Akatosh, que aparece do vazio na forma de Aurbis (que ao mesmo tempo é amorfo,
ou seja, sem forma e caótico) e impõe uma existência do universo. Porém, junto
à existência de Akatosh surgiram forças primordiais denominadas Padomay (também
chamado de A Escuridão, Padhome, Fadomai, Sithis) e Anu (irmã de Padomay) que
previram e geraram a criação de um novo tipo de divindade: um planeta chamado
Nirn. Padomay e Anu representam forças opostas, porém são considerados em
muitas culturas (principalmente a Redguard) como uma única força sem distinção.
Fazendo uma comparação com nossas culturas seria como o Yin-Yang: um único
símbolo para forças opostas.
Bem, prosseguindo:
Nirn seria onde se cumpririam os desejos das divindades, servindo como uma construção
que lhe permitiriam alcançar a Liberdade Total (denominada como Nu-Mantia).
Porém para ajudar na
geração de Nirn, os irmãos geraram um filho (chamado Lorkham) e os et'Ada
(espíritos divinos): Daedras do sangue de Padomay (também conhecidos como Sangue
de Padomay) e os Aedras do sangue de Anu. Os irmãos concederam a cada um desses
espíritos o dom da escolha entre "bem" e "mal", porém como
os Aedras possuem sangue de Anu comumente são vistos como bem e os Daedras
(pelo sangue de Sithis/Padomay) como mal.
Lorkhan então propõe
às divindades (et'Ada) para doar parte deles e ajudar na criação. Porém, boa
parte dos espíritos Daedras rejeitaram a proposta e decidiram criar mundos
usando suas próprias divindades. Eles agora são conhecidos como os Príncipes de
Oblivion e os mais proeminentes como Lordes Daedras. Quanto aos Aedras, o
espírito Magnus se tornou o arquiteto do universo.
Daí portanto o
Mundus (ou seja, o universo físico com todas suas esferas/planos) é
consolidado, tendo como base Aurbis/Akatosh. A maioria dos seus criadores
morrem ou ficam fracos por seus sacrifícios e existem hoje como sombras do que
costumavam ser.
A nova terra se
torna um lugar caótico onde o tempo não segue nenhum caminho claro e a criação
é constante, seguindo uma espiral que faz com que os níveis de existência criem
outros níveis menores de modo extremamente caótico. Isto resulta na destruição
de muitos espíritos e na criação dos mortais.
Magnus e seus
seguidores et'Ada (a Magna Ge) percebem a armadilha que é o Mundus e abandonam
a sua criação. Eles fogem rasgando buracos no céu, em sua partida desesperada
para Aetherius (o Plano Imortal).
Akatosh vê a essa
"aramdilha", mas não foge. Em vez disso, ele se lança no Mundus e sua
terra natal se torna a Ilha de Balfiera, em High Rock, onde atualmente há a
Adamantine Tower (estrutura mais antiga do mundo). Sua presença faz com que
todos os espíritos e formas caóticas de criação se cristalizem e o tempo
torne-se linear e ordenado.
Akatosh após
organizar tudo, chama um conselho de et'Ada (que se tornam as atuais divindades
Aedras) e punem Lorkhan por não ter se sacrificado com os demais. Como castigo,
o Aedra Trinimac (em lágrimas por punir o filho de seus criadores) arranca o
coração de Lorkhan de seu peito, prende em uma flecha flamejante e atira ao
mar, onde da terra pôde ser visto como um meteoro (meteoro esse que formou as
Red Mountain e Vvardenfell).
O desenvolvimento
dos mortais segue lento mas com caminhos compreensíveis. As diversas pessoas de Tamriel se tornaram os Mer (Elfos):
Dwemers (Deep Ones), Chimers (Changed Ones), Bosmers (Green One ou Forest One),
Altmers (Elder One ou High One) e Aldmers. As outras linhagem posteriores se tornaram
as demais raças conhecidas.
Autor: Ícaro Oliveira do grupo Dovahkiins
Depressivos
Fontes in-game:
The Monomyth
The Annotated Anuad
The Thirty-Six Lessons of Vivec
Commentaries
on the Mysterium Xarxes
The Book of
the Dragonborn